A softpig, marca de cortes e embutidos produzida pelo Frigorífico Santa Rosa de Leme, confiou à Agência io! o lançamento de sua nova marca. A nova identidade visual tinha o desafio de transmitir os valores da empresa, como a preocupação com a inovação, qualidade nos processos, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente.
Para o lançamento ser um sucesso em janeiro de 2022, preparamos uma estratégia nas mídias sociais da softpig, Instagram e Facebook, e no LinkedIn do Grupo Santa Rosa.
Case
Lançamento de marca - softpig
Sobre a softpig
ESTRATÉGIA DE
LANÇAMENTO
NAS MÍDIAS SOCIAIS
O planejamento levou em conta o funil “saber, sentir e agir” para delinear a jornada do cliente. Em “saber”, contemplamos uma campanha de Exposição e Reposicionamento de Marca, com o objetivo de aumentar o Awareness, ou seja, a consciência de marca.
Na parte do “sentir” levamos em conta a atração, ou seja, a fidelização, participação e aumento da interação do público consumidor com a marca. Para tanto, criamos uma campanha de Engajamento. Por fim, consideramos em “agir”, com a campanha Produtos, a parte comercial, de conversão especialmente do público de remarketing, ou seja, aqueles que já haviam tido contato com campanhas anteriores.
Preparamos 2 linhas de teasers para o lançamento: a primeira formada por 3 vídeos para separar os posts antigos dos novos e apresentar a nova marca, formando uma tríade no grid do Instagram. Já a segunda, formada por 3 posts estáticos, reforçava a nova identidade visual e o slogan da campanha de lançamento – o #VaiJunto!
Confira o vídeo produzido
Os teasers foram lançados nos feeds e compartilhados nos stories, em meio à gameficações para aumentar a expectativa dos seguidores.
No dia do lançamento, a peça oficial foi um vídeo apresentando o conceito #VaiJunto e explicando que, apesar da nova identidade visual, os produtos permaneciam os mesmos já conhecidos pelos consumidores, com a mesma qualidade de sempre.
A estratégia de lançamento envolveu ainda a preparação de um FAQ para o monitoramento das mídias sociais, a construção de uma brand persona e a definição do tom de voz da marca. Todas estas estratégias orientaram a criação de conteúdo e também o design das postagens e vídeos produzidos.
CONCEITO VISUAL
O primeiro passo para a criação das peças que divulgam a nova marca foi levantar um estudo referencial. Nele, buscamos meios para transmitir a personalidade e valores reforçados pela nova identidade. Se destacam:
- Fluidez e modernidade – Simbolizadas pela presença de formas vivas curvas nas artes
- Do campo para a mesa – Valor representado pela textura de madeira e por um selo personalizado
- Busca pela excelência – Presente nas fotos de qualidade dos produtos
Ainda no estudo, identificamos a necessidade de acrescentar novas tipografias de apoio. Uma para utilização em site e outra para trazer a característica de humanidade. Sendo essa segunda uma fonte manuscrita que se adequa perfeitamente à assinatura de campanha #VaiJunto.
A harmonia da paleta de cores, texturas e fotos criou uma atmosfera acolhedora e acessível, vinculando a marca à criação de boas experiências através do consumo dos produtos.
AUDIOVISUAL
Os vídeos de apresentação são uma forma de aumentar a credibilidade e visibilidade do produto usando o seu próprio sucesso para alavancar as vendas.
Pensando nisso, buscamos as melhores imagens e músicas para podermos representar a marca da melhor forma. Utilizamos imagens que mostram a suculência da carne, um churrasco entre amigos ou até mesmo um jantar romântico, assim instigando e criando uma vontade no consumidor para que ele se sinta vivendo todas essas sensações junto à marca.
Para definir a trilha sonora da marca realizamos uma pesquisa para escolher músicas que combinavam com a nova identidade visual da marca, estabelecendo assim sua nova identidade sonora.
Buscamos músicas com base de violão e percussão para os vídeos institucionais de apresentação da marca. Já para o vídeo que fala da linha de embutidos e churrasco foi escolhida uma música mais animada, que remete a confraternização e festa entre amigos.
PERFORMANCE
Assim como nas mídias sociais, a estratégia de ADS foi seguir as etapas do funil com o objetivo de exibir a revitalização da marca e atrair mais clientes. Para atingirmos nosso propósito, utilizamos as redes sociais como principal canal de comunicação com nosso target e também exploramos o YouTube para conquistarmos número de views para o recém-criado canal, direcionando o público para o perfil da marca - onde podem ver todo o processo de rebranding.
Toda a estrutura da estratégia foi pautada em trabalhar com os consumidores que já conhecem a softpig e também em atrair novos públicos.
Dessa forma trabalhamos com públicos de detalhamento de interesse (novas pessoas), além dos públicos personalizados (remarketing) e semelhantes (pessoas ativas na rede que demonstram o mesmo interesse que o público principal).
A construção da estratégia de performance é fazer com que o usuário navegue entre as três campanhas ativas: Reposicionamento de Marca (saber), Engajamento (sentir) e Produto (agir), fazendo com que o consumidor fixe a marca na mente e compre em um momento posterior, quando encontrar a marca no mercado ou através dos distribuidores da softpig.
Para garantir o sucesso e eficiência da campanha é necessário que a estratégia seja mantida a mesma pelo decorrer de três meses, aplicando variações de mensagens e produtos, para que o cliente imagine a marca dentro de diversos cenários do cotidiano. É por isso mesmo que a principal hashtag da campanha é #VaiJunto!, mostrando que não importa a situação, a softpig tem um produto para toda ocasião e está lá ao seu dispor.