Nos bastidores da Live Mutirão Digital da Psoríase
com Siame
O 1º Mutirão de Psoríase foi um marco na conscientização sobre a doença, reunindo especialistas e pacientes em um evento totalmente online. Com a expertise da Agência io!, a iniciativa proporcionou conhecimento acessível, ampliando o alcance da informação e promovendo o engajamento de um público diverso. Confira como estruturamos essa experiência e os resultados alcançados!
O que foi o evento
A Agência io! esteve novamente à frente de um grande evento, o Mutirão de Psoríase, na ocasião, em parceria com a Clínica Siame, instituição referência no atendimento de pacientes com doenças crônicas e inflamatórias e também único Centro de Infusão de Medicamentos da cidade.
O objetivo principal do 1º Mutirão de Psoríase, realizado no dia 17 de julho, foi trazer informação verídica sobre a doença para a população, que afeta por volta de 125 milhões de pessoas em todo o mundo, e ainda é cercada de tabus e falta de conhecimento sobre a doença.
Para isso, organizamos painéis com diversos profissionais de saúde que compõem o corpo clínico da Siame, além de convidados experientes, nos quais passavam ou já tinham passado pelo tratamento contra a Psoríase para debater o tema nas áreas da Reumatologia, Psicologia, Nutrição, Dermatologia e Atividade Física, tudo a fim de trazer ainda mais informação e conhecimento a quem possui a doença e aquele que ainda está na fase de descoberta e adaptação do tratamento.

Estratégia de divulgação e cobertura
Em razão da pandemia gerada pela Covid-19, o evento foi promovido de forma totalmente online, via live no YouTube e no Instagram @clinicasiame aumentando ainda mais o desafio de realizar algo dinâmico e otimizado. Para isso, toda a equipe da agência se mobilizou em prol da estruturação da cobertura, garantindo que qualquer erro técnico fosse eliminado.
Tivemos no espaço onde ocorreu o evento, uma equipe voltada ao Youtube e uma equipe voltada ao Instagram, monitorando em tempo real as mídias, respondendo comentários, selecionando as melhores respostas para irem ao ar e também repostando e postando tudo o que estava acontecendo no grande evento.
Para a divulgação exploramos diversos meios de comunicação, como templates e vídeos para as redes sociais, vídeos dos convidados, e-mail marketing, landing page interativa, entre outras plataformas. Cada conteúdo foi preparado cuidadosamente para atingir o público-alvo de cada ferramenta. A linguagem usada nas peças foi bem direta e também informativa, com o intuito de atingir aqueles que sofrem com a doença e também para aqueles que não possuíam informações sobre a mesma.
Além disso exploramos a divulgação através de anúncios nas mídias sociais, atingindo de forma segmentada usuários dentro das plataformas que convivam com a doença ou tenham interesses no assunto.
Nosso objetivo era atingir pessoas de outras localidades e não apenas da região de Jundiaí, dessa forma ampliamos nossa praça de divulgação para São Paulo Capital.
Exploramos diversos formatos de anúncios, utilizando estratégias de legendas dinâmicas para que a automação da plataforma pudesse otimizar da melhor forma os criativos e textos conforme o comportamento do público na rede. Através dessas estratégias alcançamos um total de 2.147 acessos ao site oriundos de anúncios e mais de 15.356 pessoas engajadas com a campanha.
Direcionar todos os meios de forma colaborativa e participativa para promoção do evento foi um método assertivo, pois o 1º Mutirão de Psoríase foi um verdadeiro sucesso! Além das apresentações dos convidados, os participantes puderam tirar dúvidas, perguntas e questionamentos sobre a doença, e a equipe da io! esteve atenta durante toda a realização do evento, fazendo essa conexão com os usuários acontecer!

Identidade visual
Como identidade para o evento, foi levado em consideração todo o material de brand da Clínica Siame, como forma de reforçar a sua marca. Aliado as formas vivas característicos da clínica, foi optado destacar o local onde o evento seria transmitido, já que seria em plataforma online, sendo escolhido então o Youtube, por sua facilidade de acesso e popularidade entre as mídias de streaming. Diante destes dois pontos, escolhemos a cor laranja como identidade devido ao alinhamento que esta cor possui tanto para a Siame quanto para a plataforma escolhida e a cor cinza como apoio para toda a comunicação visual.
Por fim, temos a textura da pele humana como parte da identidade para que pudéssemos comunicar de maneira rápida a finalidade e assunto do evento que estaria por vir, mostrando-se muito eficaz ao longo de toda a divulgação.
Captação de imagens
Uma outra parte importante do evento foram as imagens e vídeos captados com os profissionais da Clínica Siame.
Antes do evento preparamos alguns materiais de apoio para a live que contavam com os profissionais falando um pouco sobre suas especialidades, além de dar algumas dicas de como lidar com a Psoríase.
O momento mais emocionante foi participar dos relatos de duas pacientes que já estão em tratamento e contaram suas experiências. Emocionaram a todos com suas histórias desde quando descobriram a doença e tudo que passaram até chegarem aos médicos da Siame e conseguirem então seguir com as suas vidas da melhor maneira e com o tratamento correto para cada caso.
Materiais de apoio no evento
Em todo evento, seja presencial ou online, é indispensável que a comunicação visual esteja presente em todo o material de apoio. No Mutirão Digital da Psoríase, a estrutura física onde foi feita a captação da Live contava com um painel para vídeos e imagens.
Aproveitando essa oportunidade, foram criados uma peça estática e um vídeo com o logo do evento junto ao da Clínica Siame, compondo assim o background personalizado da transmissão.
Para marcar os intervalos entre palestras, foi criada ainda uma vinheta com o logo animado do evento. O recurso audiovisual se mostrou importante para gerar dinamismo e manter a atenção do espectador, principalmente por ser transmitido em ambiente digital. Já as perguntas feitas pela mediadora para os palestrantes ganharam cards impressos personalizados com logo e cores do Mutirão da Psoríase. Para criar um evento de sucesso, cada detalhe é importante!
Live Mutirão Digital da Psoríase
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