Segundo o Relatório Global sobre Idadismo, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada duas pessoas no mundo discrimina em função da idade. A campanha teve como objetivo trazer o tema do idadismo para o debate, conscientizar e popularizar o conceito para que as pessoas possam refletir sobre ele.
Alguns dados atuais corroboram essa necessidade: desde o começo da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as denúncias de maus tratos contra os idosos subiram 59% entre março e junho de 2020 e a renda dos mais velhos diminuiu, caindo quase que pela metade principalmente entre os mais pobres. Também foi relatado aumento de sentimentos relacionados à solidão e tristeza, sobretudo entre as mulheres.
E não são só os mais velhos que sofrem: os mais novos também passam por situações de idadismo em diversas áreas e momentos da vida. Mais de dois terços dos jovens no Brasil estão em trabalhos considerados de baixa qualidade, ou seja, que não oferecem condições mínimas de salário, estabilidade, rede de proteção, como INSS, e boas condições de trabalho. A cada dez trabalhadores com até 24 anos de idade, quase oito trabalham em situação de vulnerabilidade.
#Totalidades foi a campanha da Agência io! lançada em junho de 2021 para o combate ao idadismo – ou seja, o preconceito baseado na idade.
O idadismo acontece porque, cultural e socialmente, criamos estereótipos para as diversas idades. Essa postura gera discriminação no modo como agimos em relação às pessoas com base em sua idade.
A #Totalidades – A melhor idade é a sua! mobilizou 9 profissionais das áreas de conteúdo, mídias sociais, criação, audiovisual, anúncios online e desenvolvimento web da io!