Vou apostar que você já baixou o e-book de alguma empresa pelo menos uma vez na vida. O que fez com que você fizesse o download? O que chamou a atenção?
Pode ter sido o tema, o título, a capa, as cores… Tudo isso precisa ser levado em conta quando uma campanha de e-books é criada. Foi o que a Agência io! realizou para a Crimark, empresa especializada na área da Propriedade Industrial e Intelectual.
Criamos o conteúdo de 3 e-books com temas relevantes e afins ao trabalho da Crimark para serem disponibilizados gratuitamente para download no site.
Case
Campanha de e-books - Crimark
![Ebooks · Crimark Feed](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-books-·-Crimark-Feed-2.png?fit=801%2C800&ssl=1)
![Ebooks · Crimark Feed](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-books-·-Crimark-Feed-1.png?fit=800%2C800&ssl=1)
Campanha de e-books - Crimark
DEFININDO OS TEMAS DOS EBOOKS
Os e-books tinham como objetivo serem didáticos o suficiente para o público em geral, que não está acostumado aos termos do Direito Marcário, e ao mesmo tempo serem profundos o bastante para esclarecer as principais dúvidas a respeito do Registro de Marcas e Patentes. Assim, os e-books foram divididos em:
- Como registrar minha marca?
- Posso registrar? Tirando dúvidas sobre registros
- 5 passos para registrar sua marca no mundo digital
Os textos elaborados tiveram como propósito serem claros, diretos e autoexplicativos para facilitar a compreensão e deixar a leitura mais agradável.
![Ebooks · Crimark Story](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-books-·-Crimark-Story.png?fit=1081%2C1921&ssl=1)
IDENTIDADE VISUAL E DIAGRAMAÇÃO
Nestes 3 e-books utilizamos a identidade do cliente como base e, portanto, mantivemos as cores, fontes e também o estilo das fotos já utilizadas nas mídias sociais. Assim, conseguimos coerência e coesão visual que permite identificar rapidamente a marca do cliente.
Para o e-book não ficar cansativo para os leitores, utilizamos um layout mais clean, que deixou o aspecto mais leve e de fácil leitura.
O conteúdo mais direto, sem muitas voltas, permite que os leitores consigam concluir a leitura em pouco tempo.
A diagramação auxiliou no dinamismo da leitura, destacando os itens mais importantes e sinalizando os tópicos dos textos. O sumário é outro ponto que ajuda neste aspecto, pois graças a ele o leitor pode ir direto ao item do e-book que mais lhe interessa.
![Ebooks Como registrar minha marca](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ebook-1.jpg?fit=850%2C595&ssl=1)
![Ebooks Posso registrar?](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ebook-2.jpg?fit=850%2C595&ssl=1)
![Ebooks 5 passos para registrar sua marca no mundo digital](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ebook-3.jpg?fit=850%2C595&ssl=1)
![Ebooks - Crimark Feed](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-books-·-Crimark-Feed-4.png?fit=801%2C800&ssl=1)
![Ebooks - Crimark Feed](https://i0.wp.com/agenciaio.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-books-·-Crimark-Feed-3.png?fit=801%2C800&ssl=1)
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO E CAPTAÇÃO DE LEADS
A divulgação dos e-books foi feita através das mídias sociais da marca (Facebook, Instagram e LinkedIn) e também através de e-mails marketing, convidando os clientes a baixarem os e-books gratuitamente no site.
Criamos landing pages para cada um dos e-books, o que facilitou a percepção dos resultados por exemplar. Assim foi possível identificar qual dos temas converteu mais e gerou mais leads para a Crimark.
O primeiro e-book “Como registrar minha marca”, que entrou no ar em agosto, teve uma taxa de conversão inicial de 56,11%. Já o segundo e-book “Posso registrar? Tirando dúvidas sobre registros” teve uma taxa de conversão de 57,89% em downloads. Em 2 meses de campanha conseguimos identificar ótimos resultados em interesse e aceitação do público para esse formato de conteúdo.