Case

Central das Mulheres: Histórias de Meninas que Cresceram

Acreditamos que a primeira revolução da mulher é aceitar o próprio corpo

Por isso, este ano o objetivo foi falar sobre a revolução da autoaceitação. Convidamos 9 mulheres para contarem suas histórias e compartilharem conselhos sobre autoestima, amor-próprio e autoconfiança.

As fotos foram produzidas pela fotógrafa Stella Pinheiro com o objetivo de questionar o padrão de beleza e os modelos e normas que mantêm mulheres reféns de práticas que minam sua autoestima, colocam em risco sua saúde e as impedem de enxergar sua verdadeira.

Carrossel com as fotos das meninas Central das mulheres

CENTRAL DAS MULHERES

A Central das Mulheres é um projeto autoral da Agência io! com idealização do Centro de Estudos Maria Padilha (CEMP). Sua primeira edição, em 2021, tratou do tema da violência de gênero em um webdocumentário e foi premiada, recebendo o Ouro na categoria Campanha Digital no 21º Prêmio Recall de Criação Publicitária.

Este ano, o objetivo foi inspirar mulheres e meninas com histórias de superação dos medos e inseguranças tão comuns a todas nós. Por isso, no dia do ensaio, aproveitamos também para fazer vídeos das participantes contando um pouco mais sobre suas histórias e lutas com a autoimagem e aceitação do corpo. Os vídeos foram editados em formato reels e postados no Instagram e no TikTok da Agência.

Você pode ver todos os vídeos na Guia do Instagram

Durante a gravação desses depoimentos, tivemos uma troca inesquecível de experiências, conquistas, alegrias, tristezas e lutas. Compartilhamos sentimentos que carregamos durante anos das nossas vidas, pensamentos que temos diariamente, cobranças de uma perfeição inexistente, inalcançável e irreal.

Foram histórias inspiradoras e precisamos falar cada vez mais sobre os temas abordados para que as nossas meninas consigam viver uma vida com menos pressão estética.

Confira o vídeo produzido

LANDING PAGE E MURAL DE CONSELHOS

Também criamos uma landing page para agrupar todas as informações da campanha. Você pode visitá-la e deixar seu conselho no nosso mural de recados! Assim, toda mulher pode ser uma inspiração para meninas de todas as idades.

O resultado pode ser conferido no site: www.agenciaio.com.br/centraldasmulheres e também nas nossas redes sociais.

DICIONÁRIO DAS MENINAS QUE (AINDA) NÃO CRESCERAM

Como complemento da campanha, criamos um material que pode ser trabalhado on e offline: o Dicionário das Meninas que (Ainda) Não Cresceram. Ele pode ser baixado gratuitamente no site para ser impresso ou lido como e-book.
O Dicionário foi criado pensando naquelas que são chamadas de difíceis, geniosas e coisas parecidas.

Ele contém palavras e expressões não normalmente atribuídas às mulheres e meninas, ou atribuídas pejorativamente. Um material acessível para consulta e referência sempre que necessário e perfeito para iniciar diálogos importantes.
BAIXE GRÁTIS AGORA ►

EXPOSIÇÃO DE FOTOS

A Campanha deu origem a uma exposição de arte! As fotos foram expostas na Galeria Corredor, na Quê Colab, espaço colaborativo em Jundiaí – SP, com lançamento no dia 9 de abril.
Além da exposição, tivemos uma roda de conversa com a Thuany, do Centro de Estudos Maria Padilha (CEMP), que idealizou a Campanha Central das Mulheres. Essa roda foi aberta tanto para mulheres quanto para homens,

crianças e para todos com interesse no assunto e com vontade de trocar experiências e aprender mais sobre os temas abordados.
Queremos proporcionar mais rodas de conversa e espaços de troca para que mais pessoas possam ter acesso a todo esse conhecimento! Confira como levar esse conteúdo para mais pessoas.

COMO UTILIZAR NAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

Para aumentar nossa corrente de apoio a todas as meninas, criamos uma oportunidade para que esse projeto seja trabalhado nas escolas, faculdades, empresas e demais organizações. Uma iniciativa que visa abrir espaço para o debate tão importante e urgente sobre autoestima e autoaceitação.
Se você trabalha em uma instituição e deseja apresentar esse projeto para seus alunos ou colaboradores,

preencha nosso formulário e receba orientações e dicas para usufruir deste conteúdo da melhor maneira com diferentes públicos e em diversos contextos.
Queremos que todos compartilhem esse projeto com suas amigas, amigos e amigxs e juntes iremos construir um futuro com mais autocuidado, respeito, orgulho e o amor mais importante: o amor-próprio!

ENTRE EM CONTATO

Precisa de estratégia criativa para planejar um lançamento de campanha? Conte com a io!