Sob a marca comercial Nunhems, a BASF oferece mais do que sementes de frutas e hortaliças: oferece parcerias e soluções orientadas ao consumidor. Os RTVs, representantes comerciais da empresa, costumavam realizar “Dias de Campo”, visitas presenciais guiadas com produtores interessados nos híbridos Nunhems.
Com a pandemia, porém, os Dias de Campo foram suspensos. Mais uma vez foi preciso se adaptar e se reinventar. Assim nasceu o Dia de Campo Virtual: uma série de vídeos que vai rodar o Brasil, levando para o ambiente online a experiência antes restrita ao presencial e a um pequeno público.
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Dia de Campo Virtual
Dia de Campo Virtual
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Realizamos diversas reuniões entre equipes de marketing e RTVs da empresa para estruturar um cronograma de gravações e divulgação de cada produto do portfólio. Como são sazonais, optamos por seguir com gravações nas épocas do ano mais indicadas pelos especialistas, levando em consideração quesitos como clima, produção, época de colheita, entre outros. Também precisamos estruturar e planejar as viagens da equipe de gravação e alinhar as agendas de todos, uma vez que seriam realizadas diversas filmagens por todo o território nacional.
Assim como feito na Websérie Tomate Pizzadoro.
Assim como feito na Websérie Tomate Pizzadoro, planejamos o lançamento da nova campanha nas mídias sociais com antecipação e cuidado. Uma semana antes do primeiro vídeo ser lançado, colocamos no ar teasers em vídeo no feed e nos stories da Nunhems Brasil para criar antecipação e gerar engajamento.
Contagem regressiva e chamadas rápidas dos próprios RTVs e outros membros da empresa nos stories foram utilizados.
RESULTADO
O primeiro vídeo lançado teve como foco o produto carro-chefe da empresa: o porta-enxerto Enpower, apresentado pela RTV Denise Prado em uma área localizada em Patrocínio – MG.
1º Episódio: Enpower-MG – com Denise Prado
2º Episódio: Atacama – BA com Wenio Barbosa
3º Episódio Helicaz – RJ com João Osório
4º Episódio: Enpower – SP com Leonardo Peres
RESULTADO
Cada vídeo foi planejado, captado, editado e divulgado de forma a transmitir a sensação para o espectador de que ele está lá no campo, visitando e podendo passear pela região apresentada. Para tanto, a equipe de filmagem utilizou diversas câmeras, time-lapse e drones para que o resultado ficasse dinâmico e agradável de assistir. Na edição, foi possível adicionar letterings que ajudam na compreensão dos termos específicos do setor e também animações e sinalizações que facilitam a visualização do que está sendo exemplificado.
Após o lançamento de cada vídeo, a divulgação da campanha continua com chamadas nos stories para manter o engajamento do público. Por ser uma campanha longa, constante, que depende também dos calendários de plantação e colheita, é preciso que o público seja enfaticamente avisado a cada lançamento.
Além disso, também utilizamos e-mail marketing e criamos uma página no site da Nunhems para concentrar todos os conteúdos relativos à campanha. Os vídeos dos produtos também ficam disponíveis no Youtube da BASF Global, na playlist da Nunhems Brasil.