A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas. Ela tem como objetivo imediato coletar informações importantes sobre a empresa do ponto de vista de seus funcionários, para que assim possam ser implementadas mudanças e melhorias no ambiente profissional.
A Pesquisa de Clima Organizacional começa no setor de Recursos Humanos da empresa e termina identificando pontos a serem desenvolvidos ou reforçados nos processos internos. Ela influencia diretamente na efetividade das ações, entregas e no sucesso da empresa como um todo. Esta influência repercute também na parte financeira, pois os ajustes realizados a partir dos resultados da Pesquisa de Clima, quando bem feitos, auxiliam na entrega de valor e afetam questões como lucro e faturamento.
Case
Pesquisa de clima organizacional – a importância de entender seus colaboradores
Como aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional?
Alguns pontos importantes devem ser observados ao desenvolver uma Pesquisa de Clima Organizacional. O primeiro deles é garantir que os colaboradores possam responder de forma anônima. Dessa forma, eles não sentirão que podem ser censurados ou mesmo prejudicados por suas respostas.
Um segundo ponto relevante é que a Pesquisa de Clima Organizacional deve abordar temas concretos do ambiente e cotidiano profissional, como estrutura física, benefícios e comunicação interna. Temas que são menos objetivos, como o relacionamento entre equipe e líderes, diversidade do time e segurança do emprego também podem ser considerados.
Nesse caso, o indicado é que sempre sejam questionados da maneira mais direta possível, diminuindo a margem para respostas subjetivas demais. Sobre os temas mais concretos, é possível tomar ações mais direcionadas em menos tempo. Já em temas mais subjetivos é preciso cautela para agir, com muito planejamento e investimento em comunicação.
As percepções do time interno trazem caminhos que poderão ser analisados pelo RH para a criação de um plano de ações e estratégias mais eficazes dali para a frente. O resultado da Pesquisa de Clima é como uma imagem da empresa no momento em que a pesquisa foi realizada. Ele responde: qual é a visão dos colaboradores atuais sobre este momento específico do ambiente profissional? O que é positivo e deve ser incentivado e reforçado? O que pode ser feito para melhorar e onde podemos evoluir?
Investir em uma Pesquisa de Clima Organizacional com frequência determinada (por exemplo, realizada anualmente) pode fazer toda a diferença para os resultados da sua empresa. Avaliar com precisão a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho permite que medidas precisas e eficazes sejam tomadas. Com os resultados em mãos, o RH pode identificar problemas de convivência entre a equipe, prevenir e minimizar conflitos e até a realocar colaboradores de área, equipe ou função caso se mostre necessário e mais adequado a um determinado perfil.
A Pesquisa de Clima Organizacional objetiva e estratégica é uma ferramenta essencial para medir a satisfação profissional da sua equipe e estabelecer uma comunicação aberta entre time, gestores e RH. Um ambiente de trabalho mais saudável traz como consequência menos turnover, melhor imagem para a empresa e mais motivação, engajamento, integração e produtividade, com profissionais mais focados e alinhados à cultura organizacional.
E, tão importante quanto desenvolver a Pesquisa de Clima Organizacional, é comunicá-la da sua realização e também as ações posteriores para suprir os GAP´s apresentados.
Em um momento de incerteza, as ações de endomarketing mais necessárias e certeiras são aquelas que demonstram para o time que a empresa está oferecendo o apoio que o momento pede. É preciso adotar uma postura de acolhimento e empatia e cada organização precisa encontrar suas próprias estratégias, pois não há uma fórmula para momentos sem precedentes como o que estamos vivendo.